DIA MUNDIAL DA SAÚDE: HOME CARE É OPÇÃO VIÁVEL E DE GRANDE EFICÁCIA

Vida

Conforto, segurança, baixo custo e excelentes resultados são alguns dos pontos que o modelo de internação em casa proporciona a pacientes especiais

No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, é importante ressaltar a relevância do home care para a promoção da saúde e bem-estar. Além de ser uma opção confortável e segura para pacientes que necessitam de cuidados médicos, o home care também pode trazer benefícios para a saúde em geral. Por exemplo, reduzir o estresse e a ansiedade do paciente, permitindo que ele se recupere rapidamente e com muita eficácia.

O home care, ou cuidado domiciliar, é um serviço de saúde prestado na casa das pessoas que tem como objetivo atender pacientes com necessidades de cuidados especiais. Com o avanço da tecnologia e a melhoria dos serviços de saúde, o home care tornou-se uma opção viável e vantajosa para muitas pessoas.

De acordo com o médico José Roberto Filho, coordenador técnico da Viventi Home Care em Brasília, o home care considera critérios técnicos e sociais e é com base neles que o paciente será considerado elegível ou não para esse tipo de assistência. O primeiro passo é identificar o perfil da pessoa que será atendida. “O perfil amplo do paciente do serviço é uma pessoa clinicamente estável, mas que necessite de tratamento sob supervisão multidisciplinar. No entanto, dentro dessa realidade, o paciente tem necessidades diferentes e específicas, que impactam na identificação do seu perfil”, explica.

“Fazem parte do perfil elegível para a assistência domiciliar à saúde pessoas com doenças crônicas, alguma limitação motora, parcial ou total, câncer, período pós-operatórios, sequelas de patologias ou acidentes, em que a capacidade funcional foi reduzida ou doença terminal (que não pode ser curada), que podem receber cuidados paliativos rodeados de pessoas e coisas familiares”, complementa José Roberto.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o envelhecimento populacional é uma tendência global, e, em 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos chegará a cerca de 2 bilhões. Nesse contexto, desde já vale a pena ter em mente que o home care é uma alternativa que permite que os idosos vivam com mais conforto e segurança em suas casas, sem precisar se deslocar para hospitais ou clínicas.

Covid-19

A pandemia da Covid-19 mostrou a importância do home care na prevenção de contágio em ambientes hospitalares e a necessidade de levar o atendimento médico para o domicílio dos pacientes. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), houve um aumento de 30% nos pedidos de atendimento domiciliar durante a pandemia.

Além disso, o cuidado domiciliar também pode contribuir para a redução da taxa de reinternação hospitalar, já que os pacientes têm um acompanhamento mais próximo e personalizado, e podem receber tratamento mais adequado e eficiente.

Outro dado relevante é que, de acordo com dados oficiais a Associação Brasileira de Empresas de Cuidados e Atenção Domiciliar (Abead), o custo médio diário de uma internação hospitalar no Brasil seja até sete vezes mais alto do que o custo de um paciente em home care. Ou seja, além das vantagens humanas e sanitárias, o home care pode ser uma alternativa mais acessível e econômica para o tratamento de muitas doenças.

Saúde preventiva

O médico José Roberto Filho, coordenador da Viventi Home Care em Brasília, destaca que em meio à correria do dia a dia, é comum negligenciarmos importantes hábitos que garantem a nossa saúde. “Mas isso tem de ser driblado. Procure adotar práticas simples, mas eficientes para promover a integridade do corpo e da mente. Para o novo ano, coloque a sua saúde em primeiro lugar”, alerta. Abaixo, separamos 5 dicas essenciais para um bom funcionamento do organismo.

Confira as dicas:

1) Alimente-se bem

  • Uma alimentação balanceada, rica em legumes, frutas e verduras, vai proporcionar o aporte necessário de nutrientes para o corpo, o que vai ajudar em todas as suas funções biológicas.
  • Além disso, uma boa alimentação é o caminho para a manutenção de um peso saudável.
  • É importante lembrar que o excesso de peso aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e problemas ortopédicos, respiratórios, entre muitos outros.

2) Evite o sedentarismo

  • A prática regular de exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol LDL, diminuir a ansiedade e o estresse, regular a produção de insulina, controlar a hipertensão e, claro, aumentar a disposição e energia.
  • Tente praticar exercícios 3 vezes por semana e veja a mudança na sua saúde!

3) Tenha boas noites de sono

  • Além de relaxante, uma boa noite de sono permite que o corpo e a mente descansem adequadamente, garantindo que suas energias se renovem para o dia seguinte.
  • Durante as diferentes fases do sono, o corpo passa por diversos processos que incluem: restauração de tecidos, aumento da massa muscular, liberação do hormônio do crescimento (GH) e consolidação da memória e do aprendizado.
  • É recomendado que um adulto durma, em média, 8 horas por noite.

4) Reduza o estresse

  • Além de ocasionar o desgaste físico e mental, o estresse excessivo pode levar ao aparecimento de doenças psicológicas e elevar o risco de complicações cardiovasculares.
  • Entre os principais sinais do estresse estão alterações de humor, mudanças de apetite, ansiedade, problemas de atenção e sensação de desgaste constante.
  • Invista em momentos de lazer, pratique hobbies prazerosos e procure ajuda médica para o controle do estresse.

5) Tenha um acompanhamento médico regular

  • Etapa fundamental para a manutenção da saúde, o check-up junto ao médico deve ser um costume adotado por todas as pessoas – e não somente em casos de doenças.
  • A frequência do acompanhamento médico pode variar de acordo com a faixa etária e demais fatores de risco.
  • Também devem ser periódicos os exames de rotina, que podem incluir análises laboratoriais e exames de imagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *