LOJA CHICO NEGROMONTE – ARTES DO BRASIL ABRE SUAS PORTAS EM ÁGUAS CLARAS-DF

Hoje

Espaço no Águas Claras Shopping, que leva o nome do proprietário e artista pernambucano, também oferece trabalhos de artistas e artesãos do DF e dos estados

Com uma proposta de levar ainda mais arte à população do DF e abrir espaço para artistas e artesãos locais e dos estados do País, o artista pernambucano Chico Negromonte acaba de abrir sua primeira loja em Brasília, localizada no Águas Claras Shopping, em Águas Claras, Distrito Federal.

A Chico Negromonte – Artes do Brasil conta com peças em pintura, escultura, bordado, tecelagem e muito mais, de diversos autores. Conforme relata Negromonte, a intenção é que a arte seja valorizada e que todos ganhem, do cliente aos artistas. “Vi aqui a possibilidade de difundir esses trabalhos e alegrar a vida do brasiliense”, brinca.

Multifacetado, Negromonte se mudou para Brasília há cerca de dois anos. Sua obra consta trabalhos em madeira entalhada, metal e pintura. “Muitas vezes, eu olho para o pedaço de madeira e é ele quem me diz o que ele quer se tornar dentro do meu ateliê. Eu apenas sigo aquilo o que ele grita para mim que quer ser”, explica seu processo criativo.

Mas, para o artista, não se deve parar por aí. Conforme explica, é necessário saber qual a história por trás do trabalho. “As referências, as reminiscências, as intenções envolvidas são importantes. Além de embelezar os espaços, as peças têm seres humanos por trás, que falam por elas”, explica.

O artista

Chico Negromonte em sua loja, ao lado de peças de sua autoria. No canto direito inferior, o outro Chico famoso: São Francisco de Assis, em uma das cerca de dez esculturas em madeira disponíveis no espaço

A saga do pernambucano Negromonte em nome da arte começou há quase seis décadas, quando ele tinha 15 anos de idade. “Meu pai precisou me tirar de uma das mais renomadas escolas particulares de Recife e me matricular na escola pública. E lá eu tive aulas de arte, e me apaixonei por aquilo”, relata.

Formado em Direito, o artista fez carreira na área do comércio. Ele foi representante de um grande laboratório e depois teve uma pequena rede de farmácias. “E fazia ali minhas pecinhas. As pessoas começaram a ver, e eu fui vendendo devagarinho. Mas, quando eu vi, já não estava assim devagar, até chegar ao ponto em que já me davam mais renda do que as farmácias”, recorda.

Daí para cá ele não parou mais. Hoje Negromonte tem peças espalhadas pelo Brasil, e o DF também já aprecia seu trabalho. “Os arquitetos têm recorrido muito aos meus trabalhos, e já é possível encontrar peças de minha autoria pelo DF, em casas, escritórios e outros locais”, conta.

Algumas das peças prediletas de Chico são as releituras de São Francisco de Assis. Na loja de Águas Claras, por exemplo, podem ser encontradas cerca de dez esculturas em madeira que fazem referência ao santo italiano. “Eu hoje sou Chico, mas também sou Francisco, que é meu nome de batismo. Então, não podia ser diferente. Tem até um São Francisco, que vendi para um colecionador, que mora em Paris, em uma varanda com vista para a Torre Eiffel”, contou o artista.

“Quero convidar a população de Brasília a conhecer nossa loja. Aqui a gente oferece arte, a gente bate papo, a gente celebra a vida”, finaliza Negromonte, que também tem peças expostas na loja Reinado da Lua, no Shopping Casa Park.

Serviço

Chico Negromonte – Artes do Brasil 

Loja de arte popular brasileira

  • Localização: Águas Claras Shopping (Av. das Araucárias, antes da Rua 19 Sul).
  • Funcionamento: de segunda a sábado das 10 às 22h e no domingo das 11 às 22h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *