MÚSICA: DF-INSTRUMENTAL-FEST CHEGA A TAGUATINGA 

O Que Fazer

Shows serão apresentados de forma intercalada com sessões de encerramento e premiação do tradicional Festival Taguatinga de Cinema no próximo sábado

Chegou a vez de Taguatinga receber a programação do DF-instrumental-Fest, evento que democratiza o acesso à música instrumental ao oferecer apresentações gratuitas de diferentes estilos ligados a este universo em seis RAs. Em cartaz desde 16 de maio pelas cidades, o evento se junta nesta semana ao Festival Taguatinga de Cinema, lançado há 25 anos. Na programação, que começa às 17h30 e ocupa o Sesc Taguatinga Norte, figuram Iara Gomes, Aiure, Duo Alvenaria, Esdras Nogueira e Passo Largo.

A pianista e compositora Iara Gomes é a primeira a subir ao palco do evento que, na sequência, recebe o trio instrumental Aiure, apresentando faixas do EP Salta-Fogo (2019) e do trabalho homônimo anterior. O trio é composto por Gabriela Ila (piano), Lucas Pacífico (guitarra) e Renan Magão (bateria). A seguir, o Duo Alvenaria lança o EP Alvenariá!. O grupo explora toadas da música regional contemporânea e resulta da mistura do pífano de Ely Janoville e o pandeiro de Mariano Toniatti.

A noite ganha, ainda, apresentações virtuosas do saxofonista Esdras Nogueira, baluarte do instrumental candango, ao lado de Marcus Moraes (guitarra), Thiago Cunha (bateria) e Rodrigo Balduíno (baixo); e do trio de rock Passo Largo, composto por Marcus Moraes, Thiago Cunha e o baixista Vavá Afiouni, em festa que vai até meia-noite. Esdras apresenta repertório com faixas dos autorais Capivara (2014), Nabarriguda (2016) e o cover Transe (2019), em que interpreta o disco Transa de Caetano Veloso, e o Passo Largo dá show com músicas dos álbuns Nômade (2022), Diversões (2018) e Férias em Nibiru (2016). 

Após edições na Estrutural, em Sobradinho, no Gama, no Cruzeiro e esta que se faz presente em Taguatinga, a programação do DF-instrumental-Fest ainda desembarca no SESC Ceilândia dia 17 de junho, marcando o encerramento das atividades com Hermeto Pascoal, Bianca Gismonti, Paula Zimbres Trio, Satanique Samba Trio, Trio Aretê, Aiure, Protofonia, Duo Palco-céu, Rênio Quintas, Habacatus e Gypsy Jazz Club na programação. 

O DF-instrumental-Fest é uma realização da Ilimitada Criação, Hiperespaço e do Sesc-DF e conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF. O festival traz contribuições para o circuito de eventos do Distrito Federal, ao inovar em medidas que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência aos shows programados. Através de fones de condução óssea, pessoas com alguns tipos de deficiência auditiva podem ouvir parte do que é apresentado no palco. Os fones enviam som diretamente ao ouvido interno através de ressonâncias na caixa craniana. 

O festival também dispõe de mesa vibratória que ressoam conforme a frequência das caixas de som, para que pessoas com deficiência auditiva mais severas possam “sentir o som” com as pontas dos dedos. Além destas medidas, o festival também dispõe de área, acessos, banheiros e atendimento exclusivos para pessoas com deficiência e  tradução simultânea das apresentações para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Programação Completa DF-Instrumental-FEST

Oficinas

10/06 – Taguatinga (a partir das 17h30)

  • Local: SESC Taguatinga Norte
  • Iara Gomes, Aiure, Duo Alvenaria, Esdras Nogueira e Passo Largo. Programação de encerramento do Festival Taguá de Cinema.

17/06 – Ceilândia (a partir das 15h)

  • Local: SESC Ceilândia
  • Aiure, Trio Aretê, Paula Zimbres, Bianca Gismonti, Duo Palco-céu, Rênio Quintas, Gypsy Jazz Club, Habacatus, Satanique Samba Trio, Hermeto Pascoal e Protofonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *