NO DIA DO CÂNCER E DA MAMOGRAFIA, DICAS VALIOSAS PARA VOCÊ MANTER SUA SAÚDE

Vida

Médico de Brasília, da rede Diagnose, traz orientações simples e eficazes na prevenção da doença. Instituto Nacional do Câncer prevê mais 700 mil casos em 2023

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2023, no Brasil, mais de 700 mil pessoas desenvolverão alguma forma da doença. Nós não queremos que você esteja entre elas. Por isso, conversamos com o médico José Roberto Filho, da rede Diagnose de prestação de serviços de exames de imagem, para trazer dicas simples que, aplicadas, contribuem para uma vida longe desse mal. E de muitos outros.

Vale lembrar que o dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada com o objetivo de aumentar a conscientização e a educação sobre a doença, que é a segunda que mais mata, atrás apenas das doenças cardíacas.

Na mesma linha, neste domingo (5/2) é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. Essa data foi instituída em 2008, para chamar atenção à importância do exame na detecção precoce de alterações nas mamas. 

“Com medidas simples, dia após dia, pode ser feita uma prevenção eficiente dessa doença tão temida”, adianta José Roberto Filho. “Não seja você a próxima vítima de uma doença tão cruel, que pode interromper os sonhos de uma família por completo. Proteja-se!”, aconselha o médico.  

As dicas do doutor

Elimine o cigarro da sua rotina

  • Um dos grandes vilões em prol da doença. Nunca pense diferente disso nem duvide do poder que esse inimigo tem contra a sua saúde, principalmente no que diz respeito ao câncer.
  • O tabagismo é uma das principais causas de câncer e é responsável por cerca de 22% dos casos de câncer ao redor do mundo.
  • Não use cigarros nunca, nem por brincadeira. Bem como qualquer outro tipo de fumaça inalante. E, se você usa, providencie parar o quanto antes. 

Evite bebidas alcoólicas 

  • Também são inimigas da saúde, também agem contra você. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está associado a um risco aumentado de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, pâncreas e cólon.
  • De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de bebidas alcoólicas é responsável por cerca de 5% dos casos de câncer em todo o mundo. Seja amigo de si mesmo! Moderação, e nunca passar do limite, só vai lhe fazer bem.

Priorize uma alimentação saudável 

  • Não é novidade para ninguém que comer bem traz benefícios.
  • Evite gorduras, açúcares, qualquer tipo de excesso. Uma alimentação equilibrada faz bem à saúde e aos bolsos. Até porque o alimento saudável custa bem menos que remédios.

Mantenha o peso corporal na faixa ideal 

  • O sobrepeso trabalha o tempo todo contra a pessoa, sobrecarrega o organismo, faz com que o corpo viva no limite. Então, leve a sério essa dica, que está muito além de qualquer orientação meramente estética. 

Não esqueça das atividades físicas

  • Você não precisa ser um atleta. Mas acredite na força positiva dos exercícios. Fazem bem para o seu corpo, sua cabeça e sua alma. E, sim, evitam o aparecimento de cânceres. Saiba como:
  • Melhora a regulação hormonal: ajuda a regular os níveis hormonais no corpo, o que pode ter um impacto na redução do risco de cânceres relacionados aos hormônios, como o câncer de mama.
  • Aumenta a imunidade: a atividade física fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater as células anormais e prevenir o câncer.
  • Reduz o estresse: o exercício regular ajuda a reduzir o estresse, o que pode ter um impacto positivo na prevenção do câncer, já que o estresse crônico pode afetar negativamente o sistema imunológico.

Faça exames periódicos 

  • Um gesto que deveria ser um hábito entre a população são os exames periódicos.
  • É muito mais fácil, barato e menos desgastante prevenir algo errado ou combater no início do que esperar algum tipo de aviso do organismo.
  • E as datas comemorativas, como 4/2 e 5/2, bem como as campanhas, estão aí para lembrar a todos desse cuidado tão importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *