NO DIA DO RADIOLOGISTA, PRESTADORA DE SERVIÇOS À REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO DF CELEBRA MAIS DE 1,5 MILHÃO DE EXAMES

Vida

Atendimentos são realizados em diversos pontos de saúde pública, com procedimentos como Raio X, mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea e ultrassonografia

Uma área da Medicina fortemente demandada nos centros de saúde, a Radiologia desempenha papel fundamental no rastreamento e prevenção de doenças, auxiliando na detecção de males, como o câncer. Conforme estudos, o diagnóstico precoce possibilitado pelas imagens médicas aumenta significativamente as taxas de sobrevivência em várias condições.

E, neste dia 8 de novembro, Dia do Radiologista, balanço de atividades da rede Diagnose revela que foram realizados mais de um milhão e meio de exames em Brasília, todos gratuitos ao cidadão. Entre esses procedimentos estão Raio X, mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea e ultrassonografia.

A rede Diagnose é responsável pelo atendimento em unidades públicas de saúde do Distrito Federal. “Estamos presentes em mais de 10 pontos, e felizmente vimos contribuindo para encurtar, cada vez mais, qualquer espera por exames. Desde 2018, por várias vezes já zeramos a fila, e seguimos nessa linha de trabalho”, destacou Elaine Conti, gerente de Operações da Diagnose em Brasília.

“Parabenizamos todos os profissionais envolvidos. Chegar a esse número, mais de um milhão e meio de exames, é mérito de todo um time, fruto de uma parceria que vem trazendo resultados positivos à população do Distrito Federal, a quem agradecemos pela confiança”, avaliou Elaine.

Segundo o médico Anderson Belezia, Radiologista, responsável técnico da Diagnose, o Radiologista exerce um papel de suma importância nesse trabalho. “A interpretação precisa das imagens radiológicas, feita pelo Radiologista, é vital para o diagnóstico precoce de condições como câncer, doenças cardíacas, lesões traumáticas e distúrbios neurológicos. O diagnóstico precoce possibilita tratamentos mais eficazes e melhores prognósticos para os pacientes”, afirmou.

Um dos aliados do Radiologista é a evolução tecnológica, uma vez que o avanço dos equipamentos facilita o trabalho do profissional. No entanto, melhores tecnologias não dispensam a atuação do médico. “Ao contrário, a produção de imagens mais precisas requer cada vez mais atenção e qualificação do Radiologista, pois é na interpretação dessas imagens e emissão dos laudos precisos que reside nossa grande responsabilidade”, evidenciou Dr. Belezia.

Colaboração interdisciplinar

De acordo com dados recentes, o número de Radiologistas em atividade aumentou em 8% em todo o mundo nos últimos cinco anos. E a tendência é que a profissão permaneça em alta na próxima década.

Além de interpretar imagens médicas, os Radiologistas fornecem um valioso suporte às equipes de saúde, colaborando com cirurgiões, oncologistas, neurologistas e outros especialistas para fornecer uma compreensão abrangente do estado de saúde de um paciente. “Essa colaboração interdisciplinar é essencial para oferecer cuidados de saúde holísticos e práticos”, finalizou Belezia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *