VAI CHURRASCAR NO CARNAVAL? FIQUE DE OLHO NAS DICAS PARA ECONOMIZAR

O Que Fazer

Educadora financeira ensina como gastar menos na hora de preparar aquela carne especial do feriadão

Verão, samba, picanha e cerveja. Para muitos, o tradicional “combo” do Carnaval vai continuar a pesar no bolso. Isso porque, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apesar do preço da picanha ter voltado a cair neste início de ano, com um recuo de 10% nos últimos 12 meses, itens como a cerveja tiveram alta.

Após ter subido 0,88% em dezembro, a cerveja ficou 1,74% mais cara em janeiro. Nos últimos 12 meses, a evolução de preços da bebida foi de 10,50%. Ou seja, nas vésperas do Carnaval, mesmo com a queda atual, os preços continuam elevados para um consumidor que perdeu renda nos últimos anos. A educadora financeira Aline Soaper, ensina como economizar na hora de fazer o tradicional churrasco durante o Carnaval.

Veja as dicas de Aline

  • Uma alternativa para o churrasco, além de optar por frango, linguiça e carne de porco, são os outros cortes de carne bovina como: miolo do acém, capa do filé, miolo da paleta e a costela bovina. 
  • Também é possível grelhar os legumes, o que é uma opção prática, barata e saudável, em especial para os vegetarianos, por exemplo. Dentro dessas opções, cito os legumes da época, que terão um preço mais em conta em fevereiro, como a abóbora, cebola, milho verde, pimentão e tomate. 
  • Entre os itens de complemento para o churrasco, já que o arroz apresenta uma maior variação de preços em janeiro, uma saída pode ser optar por uma macarronese. 
  • A mandioca também é um ótimo complemento e teve uma variação pequena em janeiro. Nas saladas, podemos usar outros itens, como pepino e repolho, que tiveram queda de preços.
  • Coloque tudo na ponta do lápis. Há sites e aplicativos que ajudam a estimar a quantidade de ingredientes necessários para o churrasco. Saiba que as calculadoras consideram também perfis diferentes de participantes, como crianças e homens adultos, e os tipos de carnes escolhidos. 
  • Vale lembrar que a média de carne por pessoas num churrasco é de 400g. 
  • Junte os familiares e amigos para comprar em grande quantidade e negocie descontos com atacadistas também. 
  • Divida o valor total do churrasco entre os familiares, para não ficar pesado. 
  • Ou ainda, cada pessoa pode levar um componente, como arroz, maionese, salada, entre outros. 
  • Além disso, na hora de comprar as bebidas, é mais barato optar pelos depósitos. A cerveja em lata, por exemplo, é mais barata do que a versão engarrafada. Na hora do cálculo, a média é considerar três litros por pessoa. 
  • Se o churrasco tiver mais gente, vale a pena avaliar a possibilidade de comprar um barril de chope em vez de cerveja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *