NEGÓCIOS: O MUNDO VIRTUAL A SERVIÇO DAS EMPRESAS

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Do Google às redes sociais, CEO e especialista em estratégias digitais Matheus Dassie lista os cuidados mais importantes na luta pelas vendas

Imagine-se em sua cidade, na rua de comércio mais pulsante. Olhando ao redor, um dos aspectos que você inevitavelmente perceberá é a abundância de recursos, como faixas, letreiros, caixas de som e outros, disputando a atenção do consumidor. E, assim como ocorre nas cidades, onde os centros comerciais de diferentes bairros são frequentados por diferentes perfis de público, também ocorre no mundo virtual, onde as redes sociais agregam, cada uma, seu público. 

Mas tem um lugar onde todo mundo se encontra. Crianças em busca de conteúdo para fazer seus trabalhos escolares, jovens em busca de boas opções de emprego e lazer, homens de negócio em busca de contatos comerciais… Todo mundo se encontra no Google. E é justamente por isso que o site de buscas mais acessado da internet segue uma grande oportunidade de mercado, conforme explica o CEO da MDASS Performance, Matheus Dassie.

“Os anúncios são uma excelente opção”, defende Dassie.

O executivo relata que esse mercado segue em expansão. “Anunciar no Google é uma prática que está crescendo, porque ainda pouca gente faz isso”, explica, acrescentando a vantagem do anúncio. “O anúncio faz com que apareça nas melhores posições. E, de acordo com estudos, 85% das pessoas clicam apenas até a terceira posição do Google. Por isso, o anúncio acelera o crescimento de uma empresa, por colocá-la no alto da lista”, explica.

De acordo com Matheus Dassie, algo que deve ser lembrado, no entanto, é que o composto de mercado deve ser completo, envolvendo o produto, entrega, prazos e outros fatores. Mas ele aponta o baixo investimento e a alta rentabilidade advinda do anúncio. “Tráfego não faz milagre. O retorno depende do mercado e do produto. Mas a partir de R$ 500, R$ mil, é possível alavancar um negócio. E, a cada mil reais investidos em anúncio, o retorno médio é de 8 mil reais”, enumera.

Além disso, Matheus recomenda que os sites apresentem boa qualidade. “O site tem que ser bom, conter boas informações e explicações, e sempre constar boas formas de contato com a empresa”, diz. Ele aponta ainda a importância da parte do relacionamento.

“Não pode demorar. As respostas devem ser rápidas, a empresa não pode perder tempo. Às vezes, 10 minutos significa uma venda ou perda. Por isso, se chegou a demanda, responda. E o chatbot (robô virtual programado para dar respostas) é um aliado nesse momento. Eu tenho um cliente, por exemplo, que trabalha com pessoas durante o dia e chatbot à noite, e o melhor é ter opções, dar todos os canais”, avalia. “Afinal, a venda não é só um critério, se está barato o cliente vai comprar. Existe o fator experiência”, ressalta.

Outras estratégias

Conforme Dassie, a eficiência do anúncio de uma empresa no Google é comprovada, e pode ser melhorada com a presença da companhia nas redes sociais. “É importante estar presente também no Instagram, Linkedin, Facebook, YouTube e outras. Pois o local do anúncio depende do perfil do cliente, do público que quer atingir”, destaca. “Por isso, aqui na empresa, fazemos propostas baseada na expertise do cliente”, completa.

Complementaridade

Além de ter uma presença marcante na internet e no Google, as empresas devem ser cuidadosas também em suas redes sociais. “Existe a complementaridade. O cliente olha em um, olha no outro, ele vê no Google, vai nas redes. Ele precisa, portanto, sentir confiança. Por isso é importante um Instagram atualizado, por exemplo. Não precisa ser todo dia, mas também não pode passar a sensação de estar parado, abandonado”, diz.

Inteligência artificial

Sobre a Inteligência Artificial, como o Chat-GPT, Matheus esclarece que ela já está dentro do mercado há muito tempo. “Tem 5 anos que a gente trabalha com algoritmos. E o Google já faz uma busca em pessoas com capacidade de converter em vendas, devido a dados, características e hábitos. Já estamos acostumados com isso, os algoritmos são feitos pra isso, faz parte do nosso dia a dia”, relata. 

Mas o CEO não descarta a importância da atuação de seres humanos. “O Chat-GPT ajuda na criação de textos, mas a parte humana é importante, funciona, está muito presente. O humano avalia, faz o link entre Comportamento do Consumidor e tecnologia

Acho que a automação chega ao operacional, mas a parte estratégica ainda demandará pessoas”, tranquiliza.

Estratégias de vendas

Na criação de anúncios, Matheus utiliza os chamados gatilhos para anúncios. “Podem ser diversos. Como a escassez, ou seja, demonstrar que as unidades estão acabando, que a promoção está chegando ao fim; a autoridade, que é trazer bons casos, destacar o tempo de mercado, os resultados positivos”, exemplifica.

Matheus conclui falando sobre a importância que as empresas devem dar às suas marcas e sobre a atenção ao cliente.

“O fato é que o público está cada vez mais exigente, bem informado. O cliente tem, e precisa ter, vários pontos de contato com sua marca, inclusive para reclamações. Por isso todos os pontos devem ser muito bem gerenciados”, finaliza.

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